domingo, 3 de outubro de 2010

Takoma Bridge



O desejo para a construção de uma ponte neste local remonta a 1889 com uma proposta de caminho de ferro do Norte do Pacífico por um cavalete, mas os esforços concertados começou em meados da década de 1920. Em 1937, o Washington Assembléia Legislativa criou o Estado de Washington Toll Bridge Authority e destinou US $ 5.000 a estudar o pedido de Tacoma e Condado de Pierce para uma ponte sobre o Narrows. A ponte foi projetada por Leon Moisseiff.

O primeiro Tacoma Narrows Bridge aberta ao tráfego em 1 de julho de 1940. Sua extensão principal desabou na Tacoma Narrows quatro meses depois, em 7 de novembro de 1940, às 11:00 (horário do Pacífico) devido a um fenômeno físico conhecido como flutter aeroelásticos causada por um 67 km / h (42 mph) vento. O colapso da ponte teve efeitos duradouros sobre ciência e engenharia. Em muitos textos de graduação em física do evento é apresentado como um exemplo de ressonância forçada elementares com o vento fornecendo uma freqüência periódica externa que combinava com a freqüência natural estruturais (embora a causa real do fracasso da ponte foi flutter aeroelásticos [1]). Seu fracasso também impulsionou a pesquisa no campo da aerodinâmica ponte / aeroelastics que também tenham influenciado a projetos de todo o mundo grandes pontes ao longo da extensão construída desde 1940.

Nenhuma vida humana foi perdida com o colapso da ponte. No entanto, um pequeno cachorro morreu depois que foi abandonado em um carro na ponte pelo seu proprietário, Leonard Coatsworth, e por outro homem, de quem foi mordido pelo cão aterrorizado quando tentaram retirá-lo. O colapso da ponte foi gravado em 16mm por Barney Elliot, dono de uma loja de fotografia local, e mostra Leonard Coatsworth sair da ponte depois de sair de seu carro. Em 1998, a Tacoma Narrows Bridge Collapse foi selecionado para a preservação dos Estados Unidos da América National Film Registry da Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativas". Este filme ainda é mostrado com a engenharia, arquitetura e estudantes de física como um conto preventivo.

Desmontagem das torres e vãos laterais, que sobreviveu ao colapso do vão principal, mas foram bastante danificados, começou logo após a queda e continuou em maio de 1943. Os Estados Unidos "participação na Segunda Guerra Mundial, bem como questões de engenharia e finanças atrasar os planos para substituir a ponte.

Tacoma Narrows Bridge em colapso, capturado em 16mm filme Kodachrome. A vista está virada para oeste

Sem comentários:

Enviar um comentário