quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Oceanos realidade ou utopia

O oceano é palco de todas as excentricidades. Conheça alguns dos projectos mais invulgares. Entre a utopia e a realidade. 

 Cidades sobre a Água

Com as cidades cada vez mais sobrepovoadas e poluídas, muitos acreditam que o futuro da habitação está no oceano. Por isso, nos últimos tempos têm-se multiplicado os projectos que prometem uma vida no alto mar. Um dos mais excêntricos é o Freedom Ship (em português, navio da liberdade), uma cidade flutuante com uma milha de comprimento, auto-suficiente energeticamente e com todas as valências necessárias, de condomínios residenciais a escolas, casinos ou centros comerciais. Com 26 andares, o navio teria capacidade para 40 mil residentes permanentes. Apesar de ainda não ter sido construído, um quinto das residências a bordo já foram vendidas. Previsto para 2013, está outro projecto que promete abrir bocas de espanto: o Utopia, um luxuoso navio residencial que terá 200 apartamentos e mansões privadas, com áreas entre os 400 e os 2000 m2, bem como casinos, spa, teatro, discotecas e muito mais. Cada habitação custará entre três e 18 milhões de euros 



                                        Ilhas flutuantes

Para os milionários do futuro, viver numa cidade sobre a água poderá não ser suficiente. A pensar nos bolsos mais recheados, muitos empreendedores têm projectado ilhas flutuantes que prometem fazer as delícias dos mais excêntricos. As propostas vão desde soluções tão díspares como a Wally Island, com distintos cenários facilmente intermutáveis num iate de luxo, até à The Mermaid (a Sereia), uma estrutura flutuante concebida como uma nova abordagem ao eco-turismo - terá um dolfinário, welness center, casas de férias e um hotel

                        Um país artificial no meio do mar

Primeiro as casas, depois as cidades, um dia todo um país. A excentricidade no aproveitamento do potencial do imenso lençol de água que compõe o planeta não tem limites. Para o matemático Patri Friedman, neto de Milton Friedman, Prémio Nobel da Economia e uma das mentes mais brilhantes do século XX, a resposta para a refundação da sociedade está no mar. Conhecido pelo seu pensamento anarquista, Friedman defende a criação de estados flutuantes no meio do oceano, onde cada comunidade definiria o seu modelo económico ideal. Segundo as suas previsões, o projecto, ainda sem local definido, poderia estar pronto em 2015 para receber 50 pessoas. 
                      Um arranha-céus debaixo de água

Idealizado pela companhia australiana Zigloo, o The Gear é um projecto conceptual de um arranha-céus subaquático pensado para atingir um profundidade de 400 metros e oferecer confortáveis espaços residenciais, profissionais e recreativos, incluindo lojas, restaurantes e jardins. O seu design único foi pensado para permitir aos utentes observar as profundezas do mar sem perturbar o ecossistema local e para tirar o melhor partido possível da energia das ondas, do vento e do sol, possibilitando ao edifício ser energeticamente auto-sustentável. 

                             Dormir com os peixinhos

Se dormir a olhar para as criaturas marinhas é um dos seus sonhos, então este é o hotel para si. Situado nas Ilhas Fiji, numa lagoa de águas cristalinas, o Poseidon Underseas Resort será o primeiro resort subaquático do mundo. Por algo mais de 10 mil euros, os visitantes poderão passar uma semana nesta excêntrica unidade hoteleira, incluindo dois dias numa das 24 suites e um apartamento de luxo situados a 12 metros de profundidade e equipados com todas as comodidades de um hotel de topo, e quatro dias num dos bungalows localizados na praia ou sobre a água. O empreendimento tem abertura prometida para este ano, mas permanece envolto em grande mistério. A sua localização exacta é ainda desconhecida
                                    O iate-submarino

A pensar nos turistas que não abdicarão do luxo na hora de explorar o fundo dos oceanos,  o designer Jonathan Owen Pearsan concebeu este parte submarino, parte iate de luxo inspirado na forma de uma baleia. Com 44 metros, o Luxury Submarine permitirá observar em conforto os recifes de corais, as espécies marinhas e todo o esplendor que o mar tem para oferecer.



Nelson Marques /expresso

Enquanto nao chegam estas maravilhas . podem sempre marcar
um cruzeiro no Maior Navio de passageiros do Mundo


O Freedom of the Seas foi construído no dique seco Aker Yards em Turku, na Finlândia, que também está construindo outros navios da Classe Freedom. Após sua conclusão, ele se tornou o maior navio de passageiros já construído, tendo a honra de RMS Cunard Queen Mary 2.

Freedom of the Seas é de 2,4 metros (7 pés 10) mais estreito do que QM2 na linha de água, 6 metros (20 pés) mais curta, tem 1,5 metros (4 pés 11) menos de projecto, é de 8,3 metros (27 pés) de altura e menos 10 milhas por hora (16 km / h) mais lento. A liberdade, porém, é o maior navio em termos de arqueação bruta. Embora a sua arqueação bruta foi estimada entre 154.000 GT a 160.000 GT, a sua classificação oficial pela Det Norske Veritas, uma sociedade de classificação marinha norueguesa, é 154.407 GT, em comparação com 148.528 do GT QM2. Freedom of the Seas teve a maior tonelagem bruta de um navio de passageiros ainda não construídas, até ao final de 2009, do Oasis MS dos mar

Class and type:      Det Norske Veritas:
1A1 Passenger      Ship RP F-M LCS-DC BIS
Tonnage:              (GT) of 154,407 tons
Length:                1,111.9 ft (338.91 m)
Beam:                 126.64 ft (38.60 m) waterline 184 ft (56.08 m)
Height:                209 ft (63.7 m or 15 decks high)
Draught:              28 ft (8.53 m)
Decks:                18 total decks, 15 passenger decks
Installed power:   Six Wärtsilä 46 V12 diesels each rated at 12.6 MW (~17,000hp) driving electric generators at 514 rpm.
Propulsion:         Three ABB Azipod podded electric propulsion units
Speed:                21.6-knot (40 km/h; 25 mph)
Capacity:            3,634 passengers[3]
Crew:                  1,360 crew

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