quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Parque Nacional de Cancun - México

 Parque Nacional de Cancun terá o  
 maior museu subaquático do mundo


A primeira fase do projeto está pronta e logo os visitantes terão a chance de mergulhar cara a cara com as obras

O parque nacional marinho de Cancun está com o projeto de montar o maior museu subaquático do mundo. O projeto consiste em fixar no fundo das águas do parque, centenas de esculturas humanas em tamanho real. As esculturas são feitas de betão, um material resistente com PH neutro, para manter preservada a vida marinha local.

Segundo o diretor do parque, Jaime Gonzáles, o objetivo do museu é desviar a atenção dos milhares de turistas que passam pelo parque diariamente e resolvem mergulhar próximos aos corais. Essa prática, aliada a onda de furacões, está contribuindo para a morte dos recifes da região. “Manter um número menor de visitas aos corais pode ser uma forma de salvá-los”, diz Gonzáles.

Três esculturas descansam no fundo do futuro museu desde o fim de novembro, são elas: The archive of lost dreams (O arquivo dos sonhos perdidos), Man on fire (Homen no fogo) e The gardner of hope (O jardineiro da esperança). O artista e encarregado do projeto, Jason Taylor, acredita que em duas semanas as esculturas já estejam cobertas de algas verdes


A idéia de museu aquático não é tão nova, existe por exemplo um museu chinês inaugurado em maio deste ano, o Baiheliang. E ainda um projeto apoiado pela Unesco, de um museu subaquático no Egipto, que acolherá tesouros pertencentes à rainha Cleópatra.







Sem comentários:

Enviar um comentário