domingo, 24 de outubro de 2010

Bulldozer dos Mares - Quebra-gelo

Quando se fala em navio quebra-gelo, logo vem a mente, a proa bulbosa, ou um casco reforçado, e um tipo de navio que faz apenas abrir caminho para outros navios não totalmente apropriados à navegação em mares congelados, porem não é bem assim, existem outras finalidades além desta citada e além do mais, o tipo de casco de um puro quebra-gelo, não possui  uma proa bulbosa, e sim um tipo peculiar de proa, chamada em ingles de “spoon-shaped bow”, o que seria proa em forma de colher.
Há varios tipos de navios quebra-gelo, pois existem diversos tipos, pois cada um com sua própria especialidade de operação, bem esta série de matérias apenas selecionou navios mercantes, embora existam navios militares com esta finalidade também.

USCGC Healy (WAGB-20)  Norte Americano

 USCGC Healy (WAGB-20) é um quebra-gelo de investigação postos em comissão em 1999 pela Guarda Costeira dos EUA. Ela foi construída por Avondale Indústrias em Nova Orleans, Louisiana, e nomeado em honra do Capitão "Hell Roaring" Michael A. Healy USRCS Sua quilha foi colocada em 16 de setembro de 1996. Um lançamento espetacular seguido em 15 de novembro de 1997.
 Entregue à Guarda Costeira dos EUA e colocou "Na Comissão Especial" em 10 de novembro de 1999, se juntou ao quebra-gelo Healy Polar Star (WAGB-10) e Polar Mar (WAGB-11) em sua base portuária de Seattle, Washington. O navio partiu de Nova Orleans em 26 de janeiro de 2000, realizando testes de mar ao largo de San Juan, Porto Rico e no Mar de Baffin entre o Canadá ea Groenlândia. Ele chegou em Seattle em 09 de agosto de 2000 depois de transitar a famosa Passagem do Noroeste e foi colocada "na Comissão, o Active" no 21 de agosto de 2000.


Projetado para realizar uma vasta gama de actividades de investigação, Healy fornece mais de 4.200 pés quadrados (390 m2) do espaço do laboratório científico, inúmeros sistemas de sensores eletrônicos, guinchos oceanográficos, e acomodações para até 50 cientistas. Healy também é projetado para quebrar 4,5 metros de gelo continuamente em três nós e pode operar em temperaturas tão baixas como -50 ° F (-45 ° C). A comunidade científica um contributo extremamente valioso no laboratório de lay-outs e capacidades da ciência durante o projeto e construção do navio.
Como uma lancha da Guarda Costeira, Healy também é uma plataforma capaz de apoiar outras missões em potencial nas regiões polares, incluindo logística, busca e salvamento, escolta de navios, da protecção ambiental e aplicação de leis e tratados.



 Quebra-gelos movidos à propulção nuclear

Os quebra-gelos movidos a energia nuclear serviram como um símbolo do poder tecnológico soviético ao longo de várias décadas. Hoje esta frota é utilizada para ajudar a navegação de navios nos mares do norte da Sibéria – e como navios de cruzeiro para a elite do turismo, e afretados para companhias de petróleo para rebocar ou abrir caminho para expedições e projetos da indústria do petróleo no Ártico e Sibéria, o sem dúvidas que ajuda a pagar as contas operacionais destes caros navios.

Todos os 10 navios quebra-gelo russos de propulsão nuclear, são mercantes e foram construídos na própria Russia. Nove destes são puramente quebra-gelo, com acomodações para passageiros porem um é um navio conteineiro, com proa quebra-gelo.
Este navio da um capitulo à parte, pois atualmente é o mais novo e maior navio quebra gelos do mundo, tanto em porte quanto em potencia. O 50 Anos de Vitória, é o ultimo navio da classe Arktika.

A tripulação operacional de um navio destes é normalmente composta por 138 membros, movido por 2 reatores nucleares modelo OK-900A, desenvolvendo 171 megawatt cada, e ainda com 2 helicópteros   Ka-32 a bordo. Este navio entra finalmente em serviço em 2 Abril de  2007.

Comprimento: 159 m
Boca: 30 m
Calado: 11.08 m.
Height (keel to masthead): approximately 55 m
Deslocamento:  25.000 tons
Velocidade Max:  22 knots
Velocidade de Cruzeiro: entre 18 à 20 knots
Tripulação: 138 à 200 tripulantes
Passageiros: mais de 100
Reatores: 2 OK-900A, 171 megawatt cada.
Propulsão: 3 hélices,  totalizando um total de 75,000 hp
Capacidade de  rompimento de gelo :  entre 2 à 2.8 metros de calota de gelo.
Autonomia: 7.5 meses no mar, 4 anos entre reabastecimentos.

A classe Arktika -  Todos os quebra gelo desta classe, possuem casco duplo e fundo duplo, o casco externo possui 48 mm de espessura de chapa na proa, e  25 mm em outras partes do casco que não exigem tanto esforço.
  Ele pode lastrar os compartimentos entre os cascos ( casco duplo ), para facilitar a operação de quebrar o gelo, quando assim for necessário.  Estes navios também possuem um sistema de pressurização pneumático, que  impulsionam jatos d’ água com 24 m³/s,  à 9 m abaixo da linha d’água, com o fim de facilitar o rompimento de camadas de gelo.
 Notadamente o 50 Anos de Vitória, tem o casco pintado com uma tinta à base de polímero, que tem por fim reduzir a fricção na água. Os navios da classe Arktika, podem quebrar gelo tanto navegando para vante, quanto para à ré, e seu sistema de troca de calor dos reatores é o direto, ou seja o navio só pode navegar em águas geladas, sendo restrito para operar em águas tropicais, por isso ele nunca ha de operar na Antártica.

Estes navios oferecem todo o conforto necessário para passar meses a fio nas águas congeladas, e por isso são considerados alem de tudo atrações turísticas impar. Em especial o 50 Anos de Vitória, oferece aos tripulantes e passageiros, instalações para práticas atléticas, como uma enorme academia, e quadra de esportes, piscina aquecida, biblioteca multi lingue, um grande restaurante internacional,  massagens e ainda um music salon para festas.




Yamal é um dos "Arctic" família de quebra-gelos russo, o quebra-gelos mais potente do mundo. Esses navios de cruzeiro deve em água fria para resfriar seus reatores, de modo que não pode passar através dos trópicos para empreender viagens no hemisfério sul.

Yamal traz um helicóptero e vários barcos Zodiac. Rádio e sistemas de comunicações via satélite são instalados, o que pode fornecer navegação, telefone, fax, e serviços de e-mail. As comodidades incluem uma grande sala de jantar (capaz de realizar todos os 100 passageiros de uma só vez), uma biblioteca, sala de passageiros, auditório, quadra de vôlei, ginásio, piscina interior aquecida, sauna, e uma enfermaria. Ela está equipada com 50 cabines de passageiros e suites, todos com banheiros, janelas exteriores, uma televisão e uma secretária.




 NS TAIMYR



A frota de Quebragelo ancorada no port de Helsinkia na Filandia , com a ultima geração deste tipo de Navios

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