domingo, 3 de outubro de 2010

Knock Nevis - The Largest petroleo Ship




O Super-Petroleiro Knock Nevis, também conhecido como Seawise Giant, Happy Giant, and Jahre Viking, é o maior navio do mundo, sendo conseqüentemente o mais pesado objeto móvel já construído pelo homem. Começou a navegar em 1981, batizado de Seawise Giant.
 Em 1988, foi bombardeado por caças iraquianos durante a guerra Irã-Iraque, sendo depois reformado, voltando a navegar em 1989, renomeado Happy Giant.
 Em 1991  voltou a ser renomeado Jahre Viking, nome pelo qual se tornou mundialmente famoso. Em 2004 o Jahre Viking deixou de navegar e transportar petróleo, foi novamente renomeado Knock Nevis e passou a funcionar como um navio FSO (Floating Storage and Offloading - Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos) no Qatar  para a Maersk Oil.
 Poucos portos no mundo podiam receber o Knock Nevis (normalmente ele não atracava no porto, descarregava o petróleo em navios menores) e também devido ao seu grande calado não podia navegar no canal da Mancha.

O Knock Nevis transportava petróleo do Golfo Pérsico para os Estados Unidos e são necessários alguns deles somente para suprir o consumo diário de petróleo americano. Enquanto um carro faz curva em um raio de 10 metros, o Jahre Viking só consegue fazer curvas em um raio de 3.7 km! Na velocidade máxima, para parar totalmente o Jahre Viking precisa de 10 km!

Para não perder tempo e se cansar, a tripulação anda de bicicleta no seu convés! Se um motorista ganhasse de presente um Jahre Viking cheio de gasolina, poderia, gastando um tanque de gasolina de 50 litros por semana, rodar por 259.345 anos!

    Características

    * Comprimento: 458.4 metros (mais de 4 campos de futebol)
    * Largura: 68.9 metros (equivalente a um edifício de 23 andares)
    * Calado (Profundidade do Casco Submerso): 24.5 metros (equivalente a um edifício de 8 andares),   o         dobro de um super-transatlântico
    * Peso Carregado: 564763 toneladas (mais de 5 vezes o peso de um porta-aviões classe Nimitz)
    * Capacidade de Carga: 674297 metros cúbicos ou 4240865 barris de petróleo (+ de 18 mil         caminhões          tanque)
    * Valor da Carga: US$ 122 milhões
    * Espessura do Casco: 3.5 cm
    * Propulsão: Turbinas a Vapor (50 mil HP), 1 hélice de 9 metros de diâmetro (equivalente a um              edifício de 3 andares) girando a 85 RPM
    * Velocidade Máxima: 29 Km/h
    * Tripulação: 40

   

Sem comentários:

Enviar um comentário