sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Fauna do Tejo


O Estuário do Tejo funciona como uma autêntica maternidade para várias espécies de peixes, caso do linguado e do robalo. Dentre as espécies sedentárias tipicamente estuarinas salientam-se o caboz-de-areia e o camarão-mouro. Para peixes migradores como a lampreia, a savelha e a enguia o Tejo é local de transição entre o meio marinho e o fluvial.

Mas é a avifauna aquática que atribui ao estuário do Tejo o estatuto da mais importante zona húmida do País e uma das mais importantes de Europa. Das espécies observadas destaca-se o alfaiate (símbolo da Reserva Natural), o flamingo, o ganso-bravo, o pilrito-de-peito-preto, o maçarico-de-bico-direito, entre muitos outros. A população de aves chega a atingir, durante o Inverno, as 120.000 aves!

Nota: as imagens, que ilustravam este artigo foram retiradas detêm direitos de autor, aconselho a sua visualizção no site do Parque das Nações.




2 comentários:

  1. Estimado Sr.,
    Informamos que o usufruto indevido deste material gráfico sem as devidas autorizações é alvo de crime.
    Queira enviar-nos o pedido por escrito para que possa utilizar este material livremente.
    Ass. Dep. Comercial Marina Parque das Nações

    ResponderEliminar
  2. por escrito!!
    com morada,nºcidadão,idade,profissão,empregador,nº caderneta militar,dados do esposo,nº de filhos,idades,seguro médico,carta de condução,e muito mais.

    Obrigado

    ResponderEliminar