terça-feira, 2 de novembro de 2010

A rota do Rum


A concorridíssima "Route du Rhum"

Alargada da mais célebre travessia atlântica em solitário - Route du Rhum - La Banque Postale - será dada hoje às 13.02 (12.02 em Lisboa) no porto francês de St. Malo, reunindo 87 veleiros divididos nas categorias multicascos e monocascos e tripulados por vários nomes sonantes do desporto à vela francês, como Michel Desjoyeaux, bicampeão da Vendée Globe (a regata de circum-navegação sem escalas e em solitário) e vencedor deste evento em 2002.

A rota de mais de 3500 milhas até Pointe-à-Pitre, na ilha caribenha de Guadalupe, é já um percurso clássico no calendário de alta competição oceânica, que se repete a cada quatro anos e atrai a fina flor dos skippers solitários internacionais, especialmente franceses - uma galeria que inclui celebridades como o lendário Eric Tabarly (desaparecido no mar em 1998) e a navegadora francesa Florence Arthaud, recordista de uma travessia solitária do atlântico em 1990, a bordo do trimarã Pierre 1er e primeira mulher a vencer La Route du Rhum em 1990.

Este ano, as estrelas são muitas mais. Na classe monocasco - subdividida em veleiros da Classe 40 pés e IMOCA 60 pés, a bordo dos quais se destacam Michel Desjoyeaux, Vincent Riou, Marc Guillemot, Armel Le Cléac'h e o veterano Kito De Pavant, que esteve em Cascais no iníco deste ano. A classe multicasco que engloba os multicascos Class Multi 50 e os gigantes da categoria Ultime, estes com skippers de topo como Franck Cammas, o actual recordista do Troféu Júlio Verne, com a marca de 42 dias, 7h., 44 m. e 52 s. de circum--navegação do planeta em Março de 2010.

 Um outro skipper francês também chama a atenção - Sydney Gavinet que se estreia na Route du Rhum depois de ter completado 20 travessias atlânticas, uma delas registando um recorde, quatro voltas ao mundo na regata Volvo Ocean Race, uma participação na Taça América e várias regatas no circuito de match racing.

por Nysse Arruda





Sem comentários:

Enviar um comentário