domingo, 7 de novembro de 2010

Faro - cordão dunar



 Ilha está em perigo

O mar pode abrir uma barra a meio da Ilha de Faro já este ano. O perigo foi assumido pela câmara local e pela Administração da Região Hidrográfica, depois de água e areia terem voltado a passar sobre a Ilha, no último fim-de-semana.
"Na zona nascente mesmo ao lado do parque de campismo a água correu de um lado ao outro", explicou ao CM Macário Correia. Essa será a zona em maior perigo de ‘abrir’ ao mar, como sucedeu, no Inverno passado, na Fuseta.
Para evitar isso, a autarquia admite deslocar "o traçado da estrada para mais junto à Ria", explica Macário Correia, no sentido de permitir que a duna ganhe maior consistência. Por outro lado, a recolocação da estrada faria com que a via deixasse de ser invadida por água e areia sempre que há marés vivas.
Esta solução implicaria a eventual demolição de construções na área desafectada da Ilha de Faro. Macário Correia não vê impedimentos, uma vez que nessa zona "só 80 casas é que estão legais, as restantes têm licença de ‘barracas desmontáveis’ que são renovadas anualmente", explica.

Já na zona poente, onde há casas que podem ficar em perigo de derrocada com os temporais de Inverno, a autarquia assegura o realojamento a todos os moradores, de primeira habitação, que sejam afectados.
"Foi feito um inquérito à população para saber onde preferiam vir a morar", refere o presidente da Câmara de Faro, "alguns, que já abandonaram a actividade piscatória, admitem mudar-se para a cidade, outros preferem ficar na Ilha, em local ainda não definido".
Há ainda uma terceira hipótese de realojamento, junto ao aeroporto, mas perto da Ria Formosa. Esta solução, no entanto, só será tomada como última alternativa. 

           Por:  João Mira Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário