quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dubai cresce para o mar

Um conto de fadas
 O Dubai é um lugar que tem sido historicamente desabitado. Os seus entornos desinteressantes, o seu ambiente estéril e as terras inférteis tão pouco propícias á agricultura fizeram com que antigamente esta zona fosse desabitada. No entanto os que procuravam pérolas no século XVI construíram algumas pequenas povoações na região do Golfo Pérsico. Eram mergulhadores, principalmente de Veneza em busca desta peça preciosa, encontrar pérolas.

Já no século XIX, a dinastia Al Maktoum assumiu o controle da região e o Dubai tornou-se um emirado árabe independente. Em 1835, anos mais tarde, o Dubai assinou um acordo marítimo com a Inglaterra, e submeteu-se ao protectorado britânico em troca de manter afastado dos otomanos. O Dubai torna-se assim num local estratégico de passagem.
Já no século XX, o Dubai converteu-se num lugar estratégico para as trocas comerciais e para trocas financeiras o que fez com que no século XX, muitos hindus se estabelecessem na cidade.
Até 1930, esta cidade era conhecida pelas pérolas que exportava e foi nesta altura que o Dubai começou a ter outros motivos para se dar a conhecer.
..
A rupia do Golfo foi desvalorizada em 1966 e o Dubai junta-se ao Estado do Qatar. É encontrado petróleo e a cidade começou a crescer rapidamente. Em 1971 foram formados os Emirados Árabes Unidos onde o Dubai foi inserido e em 1973 foi criada a moeda dos Emirados Árabes Unidos, o dirham dos UAE.

Nas últimas duas ou três décadas, O Dubai tem sofrido um desenvolvimento impressionante, os petrodólares permitiram que esta pequena cidade de mercadores de pérolas se tornasse num luxo e glamour, com imensos arranha-céus deslumbrantes, casas de luxo, hotéis de luxo para alojamento dos turistas. Arranha-céus onde são tomadas as decisões mais importantes do mundo do ponto de vista financeiro e económico. Este é um lugar que continua a crescer, a ganhar terreno sobre o mar e sobre o deserto.

A história do Dubai actualmente é a história de um conto de fadas, que de uma duna no deserto em frente ao mar, nasceu e foi criado um dos mais importantes centros económicos do mundo.

Dubai (em árabe: دبيّ, Dubayy) é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes.
 Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas

Dubai é famosa por suas obras grandiosas e de forte apelo turístico. Dentre elas, podemos destacar as Palm Islands, o arquipélago The World, o hotel Burj Al Arab e o edifício Burj Dubai

Palm Islands são três arquipélagos artificiais no formato de palmeiras.
 Um audacioso projeto construído pela Al Nakheel Properties, é um grande ponto atrativo da cidade e tem como objetivo aumentar o turismo no Dubai. Mesmo sendo artificial, foram usados apenas materias naturais (areia e pedras) para a construção do arquipélago, em vez de concreto e aço, mais aconselhados para o tipo de estrutura.
Uma segunda ilha artificial com formato de palmeira está em construção, já em estágio avançado. É prevista a construção de uma terceira ilha artificial no formato de palmeira. Em cada braço desta palmeira, estão sendo construídos elegantes hotéis e grandes residências.
Os Moradores tem o direito de atracar sua lancha em frente de suas casas



The World é um arquipélago artificial, ainda em construção, que forma o desenho do mapa-múndi. Estas ilhas estão sendo vendidas com valores entre 6,2 a 36,7 milhões de dólares. A maior parte das ilhas já foi comprada por investidores de todo o mundo. Por exemplo, o casal de atores Angelina Jolie e Brad Pitt já comprou a ilha que representa a Etiópia, e um hotel deve ficar com o conjunto formado por várias ilhas que formam o desenho da Europa


O Burj Al Arab é um dos hotéis mais luxuosos de Dubai. Foi construído sobre uma ilha artificial, com 321 metros de altura, sendo a 2ª estrutura mais alta usada como hotel, após perder o título para a Rose Tower, edificada também em Dubai. O edifício imita a vela de um barco, e hoje é um dos principais cartões postais da cidade e do país.






                                 Palm Jumeirah   Links para o projecto da construção
                                         
                                              Link       Palm Jumeirah video 1
                                              Link       Palm Jumeirah video 2
                                              Link       Palm Jumeirah video 3
                                              Link       Palm Jumeirah video 4
                                              Link       Palm Jumeirah video 5

                                 The World




        Burj Al Arab
O Burj Al Arab (em Árabe برج العرب, literalmente Torre das Arábias) é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU).
 O Burj Al Arab é operado pelo Jumeirah Group e foi construído por Said Khalil. Ele foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC. Com 321 metros (1.053 pés) é a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel

Sem comentários:

Enviar um comentário