quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Merapi

Monte Merapi

Monte Merapi, Gunung Merapi (literalmente Montanha de Fogo em indonésio / javanês), é um vulcão de cone localizado na fronteira entre Java Central e Yogyakarta, na Indonésia.
 É o vulcão mais ativo da Indonésia, entrou em erupção regularmente desde 1548. É muito perto da cidade de Yogyakarta, e milhares de pessoas vivem nos flancos do vulcão, com aldeias tão alto quanto 1700 m acima do nível do mar.

O nome do Merapi poderia ser traduzido livremente como "Montanha de Fogo" das palavras Javanês combinado; Meru significa "montanha" e api significa "fogo". Fumo pode ser visto saindo do topo da montanha, pelo menos, 300 dias por ano, e erupções causaram várias mortes. Hot gás a partir de uma grande explosão matou 27 pessoas em 22 de novembro de 1994, principalmente na cidade de Muntilan, a oeste do vulcão.
 Outra grande erupção ocorreu em 2006, pouco antes do terremoto de Yogyakarta. À luz dos riscos que representa para Merapi áreas povoadas, foi designado como um dos vulcões Década.


Em 25 de Outubro de 2010, o governo da Indonésia elevou o alerta para o Monte Merapi para seu nível mais alto e alertou os moradores em áreas ameaçadas para se deslocar para terras mais seguras. As pessoas que vivem dentro de um de 10 km (6 milhas) da zona foram aconselhados a evacuar. Autoridades disseram que cerca de 500 sismos vulcânicos foram registrados na montanha no fim de semana de 23-24 de Outubro, e que o magma havia subido para cerca de um quilômetro abaixo da superfície, devido à actividade sísmica. Na tarde de 25 de outubro de 2010 Monte Merapi entrou em erupção de lava suas encostas sul e sudeste

Sem comentários:

Enviar um comentário