domingo, 14 de novembro de 2010

Casal Britanico a liberdade após um ano de cativeiro


Casal Britanico é solto por piratas Somalis após mais de um ano de cativeiro

MOGADÍSCIO/NAIRÓBI - Piratas somalis libertaram neste domingo um casal britânico sequestrado há mais de um ano. Os piratas raptaram o casal aposentado Paul e Rachel Chandler em 23 de outubro de 2009, após terem tomado o iate em que eles estavam no oceano Índico, no litoral das ilhas Seychelles.
- Estou bem, obrigado, aproveitando estar livre, mas continuamos na Somália. Estamos com os homens bons agora - disse Rachel Chandler à Reuters por telefone, acrescentando que o casal seguirá para Nairóbi ainda neste domingo.
Mohamed Aden Tiicey, alta autoridade da cidade de Adado, disse à Reuters que o casal foi libertado nas primeiras horas de domingo após o pagamento de resgate.
- Os Chandlers estão comigo agora. Eles estão livres e seguros - garantiu Aden Tiicey.
Abdi Mohamed Elmi, um médico somali que esteve envolvido nos esforços para libertar o casal, disse à Reuters que ambos deixaram Adado em um avião. Uma aeronave deixou a capital do Quênia na manhã de sábado para levá-los:
- Tivemos sucesso em libertar o casal britânico. Fizemos o nosso melhor para chegar a esta boa notícia.
Piratas somali sequestram com frequência navios mercantes, levam as embarcações às cidades costeiras que controlam e exigem o pagamento de resgate para liberá-los, em valores que chegam a milhões de dólares. O negócio lucrativo continua apesar das patrulhas navais internacionais.
Segundo o Conselho Marítimo Internacional, piratas somalis foram responsáveis por 35 dos 39 sequestros de navios nos primeiros nove meses deste ano, o maior número de embarcações interceptadas em cinco anos. 

                               Reuters/Brasil Online - Ibrahim Mohamed e Sahra Abdi


Sem comentários:

Enviar um comentário