sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Blue Marlin - uma Obra de Engenharia



MV Blue Marlin e sua irmã navio MV Black Marlin compõem a classe Marlin do navio elevador semi-submersível pesado.

 Eles eram detidas pela Offshore Heavy Transport de Oslo, Noruega a partir de sua construção, em abril de 2000 e novembro de 1999, respectivamente, até 06 de julho de 2001, quando foram comprados pela Dockwise Shipping dos Países Baixos.
 Eles foram concebidos para o transporte de grandes plataformas de perfuração semi-submersíveis, que pode pesar 30.000 toneladas e tem um centro de gravidade em torno de 30 metros (100 pés) acima do convés do navio de transporte. Os Marlins estão equipados com 38 camarotes para acomodar 60 pessoas, uma sala de treino, sauna e piscina.

A Marinha dos EUA contratou o Marlin Azul de Offshore Heavy Transport para mover o destróier USS Cole de volta aos Estados Unidos após o navio de guerra foi prejudicado em Aden, no Iêmen, por bombistas suicidas. Durante a última parte de 2003, o trabalho feito na Marlin Azul reforçou a sua capacidade e adicionou dois propulsores retrátil para melhorar a manobrabilidade. A re-navio entrou em serviço em Janeiro de 2004. Na sequência destas melhorias, o Marlin Azul entregou a plataforma petrolífera Thunder Horse PDQ, pesando 60.000 toneladas, de Corpus Christi, Texas, para a conclusão.

Em julho de 2005 Blue Marlin Snøhvit movido a gás de refinaria de seu local de construção em Cádiz para Hammerfest, uma viagem de 11 dias.
 Esse transporte foi filmado para o programa de TV Extreme Engineering no Discovery Channel, e também o programa de TV Mega Subindo no History Channel.
 Em novembro de 2005, Blue Marlin deixou Corpus Christi, Texas, para mover o enorme mar de radar em banda X para Adak, Alasca, através da ponta sul da América do Sul e Pearl Harbor, no Havaí.
 Ele chegou a Pearl Harbor em 09 de janeiro de 2006, tendo percorrido 15 mil milhas. Em janeiro de 2007, o Blue Marlin foi empregado para mover duas plataformas jack-up, o Rowan Gorilla VI ea GlobalSantaFe Galaxy II, Porto de Halifax até o Mar do Norte.


       especificações originais

    * Comprimento: 217 m (712 pés)
    * PP Comprimento: 206,5 m (677 pés)
    * Boca moldada: 42 m (138 pés)
    * Pontal de construção: 13,3 m (44 ft)
    * Projeto Verão: 10 m (33 ft)
    * Porte: 56.000 toneladas (USS Cole pesava muito menos do que 8.000 toneladas métricas)
    * Profundidade submersa acima da plataforma: 10 m (33 ft)
    * Comprimento da plataforma livre: 178,2 m, 157,2 m (585 pés ou 516 pés)
    * Livre Espaço Deck: Mais de 7.215 m² (77.672 pés ²)
    * Potência do motor principal: 12.640 kW (17.160 BHP)
    * Proa: 2.000 kW (2.712 BHP)
    * Velocidade de cruzeiro: 14,5 nós
    * Faixa de cruzeiro: 25.000 nm
    * Acomodação: 55 pessoas
    * Estaleiro: CSBC, Kaohsiung









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