terça-feira, 16 de novembro de 2010

Estudo de Aves na Costa Portuguesa

Estudo avalia quantas aves passam o Inverno na Costa de Portugal

Realizada pela SPEA, esta avaliação permitiu chegar à conclusão que são 42 as espécies de aves costeiras não-estuarinas que escolhem o território continental e as ilhas para invernar totalizando 47 000 indivíduos.

De forma a caracterizar a fauna de aves costeiras não-estuarinas que selecciona o território nacional (continental e insular) para passar o Inverno o ISPA – Instituto Universitário, o  MNHN – Museu Nacional de História Natural e a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves realizaram,  com a colaboração de 93 voluntários, o primeiro censo direccionado especificamente para este grupo.
Ao percorrer a pé mais de 860Km da costa portuguesa entre Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010, os investigadores contabilizaram 47 000 aves marinhas e aquáticas de 42 espécies diferentes, das quais 40 ocorrem no continente.

As espécies mais abundantes foram a gaivota-d´asa-escura (11657 indivíduos), a gaivota-de-patas-amarelas (9752 indivíduos) e o pilrito-das-praias (2545 indivíduos).
Os cientistas puderam também constatar que “as espécies não se distribuem de forma igual na costa portuguesa” adiantou Miquel Lecoq da Equipa Coordenadora, que acrescentou “o próximo passo será compreender melhor as razões dessas diferenças” bem como conhecer as tendências populacionais das diferentes espécies para identificar situações de risco através da repetição do censo já neste Inverno de 2010/11.
                              
        Fonte: SPEA – CI  Filipa Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário