segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Torres eólicas no mar

Torres eólicas no Mar têm crescimento recorde na Europa 

A Associação Europeia de Energia Eólica (EWEA) anunciou que a instalação de torres eólicas no mar sofreu um crescimento recorde na Europa durante o ano transacto.
Segundo os dados que a associação disponibilizou no seu site, foram instaladas 308 turbinas eólicas no mar durante 2010, o que representa um aumento de 51% face ao ano anterior e um crescimento recorde na Europa.
“No total, foram instalados 883 megawatts de nova capacidade, equivalentes a 2,6 mil milhões de euros, em 2010 em nove parques eólicos de cinco países, contituindo um total de 2,964 megawatts”, revela a EWEA, explicando que esta capacidade agora fornece energia eléctrica ao equivalente a 2,9 milhões de habitações.
Estes valores são comparáveis ao consumo energético das cidades de Berlim e Bruxelas juntas e provêm de um total de 1.136 turbinas eólicas no mar, colocando o Reino Unido numa posição de liderança a nível mundial, com uma capacidade instalada de 1.341 megawatts, seguido da Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, Suécia, Alemanha, Irlanda, Finlândia e Noruega.
“Com um crescimento superior a 51%, 2010 marca um novo recorde para a energia eólica costeira. Entretanto, os novos modelos de turbinas para o mar, anunciados durante 2010, mostram um compromisso cada vez maior para com o sector da energia eólica costeira através dos grandes agentes da indústria global, que proporcionam um verdadeiro impulso à economia europeia, combatem as alteraçoes climáticas, criam empregos “verdes” e exportam, ao mesmo tempo que reduzem a nossa dependência no combustível importado”, declarou Christian Kjaer, director-geral da EWEA.

Sem comentários:

Enviar um comentário