quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Maré Negra USA

Maré negra da BP foi causada por “más decisões” das empresas e pode repetir-se

A maré negra causada no Golfo do México pela explosão de uma plataforma petrolífera da BP, a 20 de Abril, deveu-se a uma série de “más decisões” de gestão das empresas envolvidas, conclui um relatório encomendado pela Casa Branca.

Ao longo de 48 páginas de um pré-relatório - as conclusões definitivas só serão apresentadas no dia 11 de Janeiro - , a comissão presidencial descreve que as falhas detectadas são “sistemáticas”. O potencial de um acidente semelhante se repetir continua a existir, mesmo com potencial de se repetirem, se não se verificarem reformas governamentais e da própria indústria petrolífera.
A isto acresce, segundo os peritos, que a BP não tinha medidas de controlo adequado para garantir a segurança da exploração Deepwater Horizon, cuja explosão causou 11 mortos e uma das mais graves marés negras da história dos Estados Unidos, largando mais de 900 mil metros cúbicos de crude nas águas.
O relatório, divulgado ontem à noite, aponta o dedo à defeituosa gestão empresarial, à inadequada regulamentação e, em última análise, à falta de vontade política para garantir uma fiscalização adequada da indústria petrolífera norte-americana, que permitiu inclusive a instalação de plataformas em zonas de águas cada vez mais profundas, aumentando significativamente os riscos de acidentes.

por Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário