segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Esgotos no Tejo

Fim dos esgotos no estuário do Tejo

Desde o dia 22 de Janeiro que os esgotos não tratados de mais de 100 mil lisboetas deixaram de correr directamente para o estuário do Tejo. É um dia histórico para a cidade de Lisboa.
Sábado foi um dia história para Lisboa e para o rio Tejo. Foram finalizadas as obras de desvio dos esgotos que desaguavam na frente ribeirinha, para a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara. Lisboa, passa assim a ter todos os seus esgotos tratados, o quer irá contribuir para a melhoria do ambiente e biodiversidade do rio.
Para o Vereador José Sá Fernandes, “esta é talvez a obra mais importante em termos ambientais da última década na cidade de Lisboa, que põe fim a uma realidade impensável no século XXI, numa capital europeia.”
A Simtejo, uma empresa de capitais públicos, é a responsável pelo investimento na ordem dos 100 milhões de euros.
Esta data foi comemorada no Terreiro do Paço, numa cerimónia denominada 'O Fado do Tejo Mudou' que contou com a presença da ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Pássaro, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e do secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello. Na sua comunicação a ministra do Ambiente referiu que a “despoluição do Tejo é um grande desafio à engenharia portuguesa (…) A intervenção coordenada nas margens Sul e Norte, com um investimento de 630 milhões de euros, vai permitir usufruir o estuário em condições ambientalmente adequadas, potenciando o desenvolvimento sustentável da cidade e da região”.

Fonte: Vereador José Sá Fernandes-CI, http://publico.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário