quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Aquário Marinho

Como montar e cuidar  de um Aquário Marinho

 

Cuidados com aquários de água salgada vão desde a iluminação até a escolha das espécies

Observar o vaivém dos peixes coloridos por entre o balanço dos corais com a movimentação da água de um aquário garante, para algumas pessoas, momentos de relaxamento. Manter um pedaço do ecossistema marinho dentro de casa pode ser não só uma maneira de se aproximar da natureza, mas também um hobbie. Especialistas em aquarismo, porém, ressaltam que cuidar de um aquário de água salgada pode não ser tão simples.
"Um aquário marinho geralmente chama mais atenção pela beleza devido à grande diversidade de vida utilizada na sua montagem. Em um mesmo aquário é possível reunir espécies de peixes, corais e invertebrados como estrela-do-mar, ouriços e moluscos. Mas, para isso, é necessário criar condições próximas às oferecidas no habitat desses seres vivos", garante Herman Augusto Novato, aquarista do Clube do Peixe.


De acordo com Herman, a manutenção de um aquário marinho saudável depende de cinco factores fundamentais: iluminação, substrato, característica da água, movimentação da água e alimentação. A iluminação, por exemplo, pode estar relacionada ao local onde o aquário estiver instalado. Ele precisa estar necessariamente em um local que receba luminosidade natural, mas sem incidência directa de raios solares.
A presença de substratos como os cascalhos e rochas marinhas também é importante para manutenção do equilíbrio da vida dentro do aquário. Além de ajudarem na filtragem da água também servem de base fixa para os corais e esconderijos para os invertebrados.
"Sobre as características da água é necessário avaliar o PH, salinidade e temperatura. Como estamos mais distantes do litoral, é necessário utilizar água com sal sintético. Principalmente por causa dos invertebrados, a temperatura ideal da água deve estar entre 26º e 27º C", alerta o aquarista. Bombas especiais mantém o líquido interno em constante movimento, facilitando a troca de nutrientes entre os seres vivos.
A reposição de água doce que evapora durante o dia também é necessária para controlar o nível de salinidade. Essa reposição é feita por uma caixa repositora instalada em um compartimento abaixo do aquário.
"A alimentação dos peixes e outros seres vivos do aquário também tem os seus cuidados específicos. Dependendo da quantidade de peixes é preciso alimentá-los de duas a três vezes por dia, com ração específica para cada espécie. Além disso, é preciso utilizar suplementos especiais para os invertebrados e corais", completa Herman.

por:  Maria Fernanda Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário