domingo, 13 de fevereiro de 2011

trimarã Banque Populaire V

Veleiro desiste de volta ao Mundo após colisão

O trimarã Banque Populaire V, que tentava quebrar o recorde de volta ao mundo através dos mares, sofreu um acidente na semana passada, o que obrigou a tripulação do capitão francês Pascal Bidégorry a desistir da empreitada. Nesta segunda-feira, uma nota oficial informou que o veleiro se chocou contra algo não identificado, enquanto atravessava o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

As avarias na bolina do trimarã de 40 metros podem ter sido provocadas por uma baleia ou algum tipo de lixo oceânico. Mesmo com a integridade dos 14 tripulantes garantida, o veleiro não tem mais condições de manter o ritmo forte que vinha desempenhando. A velocidade seria fundamental para superar o recorde atual de 48 dias, 44 minutos e 52 segundos e ganhar o troféu Jules Verne, oferecido para a travessia ao mudo à bordo de um veleiro.

No mar desde o dia 22 de janeiro, os integrantes da equipe passaram dois dias tentando recuperar os danos causados a bolina da embarcação, sem sucesso. "Realizar um reparo tão importante a bordo não é um trabalho de estúdio, ainda mais sem as ferramentas adequadas. Não continuar é mais do que evidente. Não podemos navegar para o sul tão rápido quanto pretendíamos", explicou Bidégorry, na nota.

O troféu Jules Verne leva o nome do escritor francês (Júlio Verne), conhecido mundialmente pelas inovações tecnológicas que anteviu em obras de ficção científica, como "Vinte Mil Léguas Submarinas", de 1869, e "A Volta ao Mundo em 80 Dias", em 1872. A tentativa do Banque Populaire V, foi realizada próxima à data de aniversário de Verne, nascido em 8 de fevereiro de 1828.

Sem comentários:

Enviar um comentário