segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mais um Sequestro no Índico

Piratas somalis sequestram três crianças e quatro adultos dinamarqueses no Oceano Índico

É o primeiro caso conhecido de captura de crianças por corsários da região

Pela segunda vez na última semana, piratas somalis quebraram seus hábitos e sequestraram navios não comerciais. As vítimas, desta vez, são sete dinamarqueses, entre eles três crianças que velejavam com os pais e outros dois tripulantes. Nunca antes se soube de um caso de captura de crianças por corsários da região.

O veleiro atravessava o Oceano Índico quando foi arrebatado e mudou seu curso em direção à Somália. O sinal de socorro do barco foi emitido dois dias depois do assassinato de quatro americanos por piratas somalis em um cruzeiro. As vítimas foram os donos da embarcação, o casal Jean e Scott Adam, que tinham iniciado uma viagem ao redor do mundo em dezembro de 2004, e seus convidados Phyllis Mackay e Rob Riggle.
Segundo a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Dinamarca, Charlotte Slente, o Comando Oficial da Marinha começou a investigar o sequestro assim que receptou o pedido de ajuda do barco. Todos os familiares dos reféns foram informados do ocorrido e estão em contato constante com as autoridade dinamarquesas. Por questões de segurança, o ministério não forneceu mais detalhes sobre os cativos.
Como nesse caso, atualmente, os piratas têm sequestradas dezenas de embarcações e mantêm mais de 800 reféns.  Além de vidas, a pirataria nas águas do Índico custa cerca de US$ 7 bilhões anuais à comunidade internacional.

28/02/2011 - 16:08-Veja

Sem comentários:

Enviar um comentário