sábado, 19 de fevereiro de 2011

Lágrima

Lágrima é igual à água do mar?

Quem já engoliu água do mar e provou o gostinho das lágrimas deve ter notado que ambas são salgadinhas. Saiba que as duas e até o suor são praticamente iguais, pois possuem os mesmos componentes em sua composição.
Além da água, as principais substâncias químicas encontradas nos três são cloreto de sódio (sal de cozinha), potássio, magnésio e cálcio. No entanto, as quantidades de cada elemento é que são diferentes.
A concentração de cloreto de sódio, por exemplo, é bem maior no oceano. Isso pode ser percebido facilmente ao tentar abrir os olhos dentro da água; eles ardem! Entretanto, basta aguentar um tempinho para se acostumarem ao ambiente.
A urina - líquido que sobra após os rins filtrarem o sangue - também se parece com a água do mar, lágrima e suor. Depois da água, seu principal composto é a ureia que, por ser tóxica, é eliminada do corpo.
A semelhança entre o organismo humano e o oceano é mais um indício, segundo os especialistas, de que a criatura da qual todos os animais da Terra descendem veio da água. Isso mesmo. Há bilhões de anos, formou-se o primeiro ser muito simples que deu origem às outras formas de vida.
Aliás, o planeta e tudo o que há nele não existiriam sem água. Ela forma 2/3 do corpo humano e cobre 2/3 da superfície terrestre. No entanto, não se pode beber o líquido do mar; seu excesso de sal faz mal.
A gente pode ficar vários dias sem comer, mas só três sem água. Ficar esse tempo sem ingeri-la causa desidratação. Aos poucos, os neurônios (células do cérebro) morrem, e os órgãos param de funcionar.


É preciso chorar e transpirar
Chorar e transpirar são actividades importantes para os humanos. O suor funciona como regulador da temperatura corporal, mantendo o organismo sempre em torno de 36ºC. Acima disso ou abaixo, pode provocar vários problemas e até matar. E tem mais: o suor hidrata a pele.
As lágrimas - produzidas a todo momento em pequena quantidade - limpam os olhos, eliminando bactérias, poeira e ressecamento. Quando se está triste, por exemplo, com dor ou rindo muito, o sistema nervoso central envia mensagem para os neurônios para aumentar a fabricação dessas gotinhas.
Chorar ainda melhora o funcionamento dos sistemas respiratório e circulatório. No caso do bebê, é essencial para sua comunicação com o adulto. Por meio do choro, avisa que está com fome, dor ou sujo.
Fazer xixi também é fundamental: não se pode passar mais de quatro horas sem ir ao banheiro. Por meio da urina, o corpo elimina as impurezas que os rins filtraram do sangue. Para os órgãos funcionarem direito, no entanto, é necessário beber bastante água.

Sal de cozinha vem do mar
Isso mesmo, o sal que consu- mimos vem do mar! Para retirá-lo de lá são construídos grandes lagos artificiais, chamados de salinas. Nesses locais, a água salgada passa por processo de evaporação natural. Dessa forma, sobra apenas o sal em grandes blocos. Para ficar fininho, a indústria o refina e acrescenta iodo, substância que ajuda a evitar doenças.
No Brasil, as salinas ficam em lugares onde faz muito calor e venta bastante, assim, a água evapora mais rápido, como Rio Grande do Norte, Ceará e Rio de Janeiro. Também há salinas industrializadas, nas quais a água do mar é levada por meio de canos a grandes equipamentos de evaporação. No processo de fabricação, o sal passa por lavagens para retirar impurezas.
Na Colômbia, há a Catedral de Sal, construída no subterrâneo de minas de sal muito antigas, na cidade de Zipaquirá. Nessa igreja, tudo é feito da substância.

Quando Julia Mei Negrão, 4 anos, foi à praia, percebeu que a água do mar tem o mesmo gosto da lágrima. Assim, ficou pensando se as duas eram realmente iguais. Aliás, Julia também acha que o corpo humano é salgado. Isso, na realidade, acontece quando a pele está suada. "Até já engoli alga do mar. Tinha gosto de camarão, aí cuspi."

por: Juliana Ravelli

Sem comentários:

Enviar um comentário