sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lobo do mar - Aleksander Doba

Aleksander Doba Polaco de 65 Anos

As grandes histórias, muitas vezes, nascem de uma conversa despretensiosa entre amigos. E foi assim que surgiu a ideia de atravessar o oceano Atlântico em um caiaque. A primeira tentativa de Aleksander Doba, que teria Recife como destino, fracassou. Após 48 horas, a desistência. Sete anos depois, uma jornada completa. Na última quarta-feira, o polonês de 65 anos finalmente completou sua aventura, desta vez de Dacar, no Senegal, a Acaraú, no Ceará.

A viagem durou 99 dias. Aleksander se considera louco por tal feito. “Não aconselho que ninguém faça o mesmo”, diz. Tal conclusão não é difícil de chegar, já que o aventureiro fez tudo sozinho, sem ajuda de barco de apoio. “Ele possuía um telefone para falar com a família via satélite em horas marcadas”, conta a consulesa da Polônia em Fortaleza, Hanna Zborowska.



Como era de se esperar, incontáveis tempestades tiveram de ser superadas. “É um caiaque especial que foi projetado para não virar nem afundar”, explica o polonês. A alimentação era desidratada, semelhante a ingerida por astronautas. Para beber água, usou um equipamento que dessalinizava a água.

 

Aleksander fica em Fortaleza por duas semanas, para depois seguir para o destino final do trajeto previsto: Washington, nos Estados Unidos. Somente lá irá decidir se volta de avião para casa ou parte para um novo trecho rumo à Europa.

Link para o site http://aleksanderdoba.pl/

Sem comentários:

Enviar um comentário