sexta-feira, 15 de abril de 2011

Roz Savage


Mulher que quer atravessar três oceanos a remo

 

 

 

 

Uma remadora britânica partiu do Oeste da Austrália com a missão de cruzar o oceano Índico sozinha. Roz Savage terá de enfrentar piratas, tempestades e ondas gigantes para completar os 6400 quilómetros da travessia, tornando-se a primeira mulher a atravessar três oceanos a remar. 

Trocou a segurança de um gabinete para se aventurar nos mares. Ex-funcionária de um banco de investimento em Cheshire, Inglaterra, Roz Savage, de 43 anos, deixou o porto de Fremantle, Austrália, na manhã desta quarta-feira, depois de adiar a partida duas vezes devido ao mau tempo.


Será uma longa travessia de 6400 quilómetros de mar aberto, enfrentando a solidão, tempestades e ondas gigantes para chegar a Bombaim, Índia, em Agosto. Caso consiga completar o percurso, Savage tornar-se-á a primeira mulher a atravessar três oceanos sozinha num barco a remos.

Receosa pelos constantes ataques de piratas na costa da Somália, um das rotas para chegar à cidade indiana, a remadora optou por não revelar à imprensa o seu plano de viagem.
A britânica passou por inúmeros contratempos nas viagens que fez pelos oceanos Pacífico e Atlântico, em 2010 e 2005, respectivamente, que quase lhe custaram a vida, mas a ameaça representada pela pirataria inspira cuidados redobrados.

"É algo que penso nas primeiras horas da noite", disse Savage em entrevista à agência de notícias "AP".
Nos quatro meses de "confinamento", que poderão ser acompanhados através do site da aventureira na Internet, a britânica terá de permanecer numa cabine minúscula, com a movimentação restrita, no seu barco de sete metros. Não há previsão de paragens durante o trajecto.


Na rotina diária de Savage, que costuma utilizar as suas viagens para promover causas ambientais, estão incluídas 12 horas a remar, que serão divididas em cotas de três horas, com intervalos para descanso de uma hora para se alimentar.

A remadora levará no barco comida suficiente para seis meses, como frutas, barras de cereais e refeições congeladas e terá à disposição um dessalinizador portátil, que transforma água salgada em potável.
De acordo o "Ocean Rowing Society", que monitoriza feitos realizados por barcos a remos ao redor do mundo, Roz Savage será a primeira mulher no mundo a atravessar três oceanos, caso consiga concluir a aventura.

por: JN       Link para o site_Roz Savage



Sem comentários:

Enviar um comentário