quinta-feira, 28 de abril de 2011

Açores




Açores é um dos dez destinos “fora do comum” para a National Geographic

O arquipélago dois Açores foi eleito um dos dez melhores destinos “fora do comum” para o Verão, pela «National Geographic Traveler», a revista de viagens da conceituada National Geographic. Na edição de Maio/Junho, a revista destaca a localização remota do “intocado” arquipélago do Atlântico Norte - “a cerca de um mil quilómetros a oestede Portugal Continental - como um factor que “tem ajudado a limitar o tráfego turístico e o desenvolvimento”.

A «National Geographic Traveler» apresenta as nove ilhas como “o lar de verdes montanhas vulcânicas, águas minerais termais, montanhas cobertas de hortênsias, vinhas, vilas à beira-mar caiadas de branco com ruas de paralelepípedos e tradicionais moinhos de vento”. A revista dá ênfase a três ilhas: Terceira, São Miguel e Faial.
A Terceira, é apresentada como a “ilha lilás”, conhecida “pelos seus 50 Impérios” (construções destinadas à exposição dos símbolos do Espírito Santo - a coroa real encimada por uma pomba, a bandeja, o ceptro, o estandarte e as varas) e “pelas capelas ornamentadas do Espírito Santo”.
Sobre São Miguel, o texto refere ser a maior ilha do arquipélago, que inclui Ponta Delgada (a maior cidade) e destaca aspraias isoladas de areia preta e branca e o vapor das caldeiras no Lago das Furnas, “onde o Cozido é preparado em panelas de barro enterradas ao longo da costa vulcânica.
Ao Faial, a revista chama a “ilha azul", pela abundância de hortências, e destaca as casas de fachadas pintadas com frisos a azul, as inúmeras grutas, cavernas, igrejas e museus e a movimentada marina da Horta, “um popular ponto de paragem para iates transatlânticos”. A revista refere-se ainda à época entre Maio e Setembro como a “temporada festiva em toda a ilha”, com numerosas procissões religiosas e eventos culturais que celebram santos padroeiros, o mar e o património baleeiro local.
O texto sobre os Açores é ilustrado com uma fotografia de banhistas nas piscinas de água salgada em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria.
Em Dezembro do ano passado, o arquipélago dos Açores já tinha sido eleito pela revista norte-americana «Forbes» como um dos destinos de viagem únicos no mundo. A revista considerava-o um dos "poucos destinos do mundo que oferecem verdadeiramente uma experiência única".

Por: Ana Gracia Pinto
Mundo Português

Sem comentários:

Enviar um comentário