quarta-feira, 20 de abril de 2011

Madeira-Selvagens




João Rodrigues vai fazer a ligação de 160 milhas em prancha à vela / Madeira-Selvagens







Serão necessários cerca de 12 horas para fazer a travessia de 160 milhas, a ter lugar entre dia 25 abril e 2 de Maio.

O velejador olímpco madeirense João Rodrigues fez uma antevisão da Travessia Madeira/Ilhas Selvagens prevista para a próxima semana, com uma janela aberta entre dia 25 de Abril a 2 de Maio. Ao todo, são mais de 160 milhas, naquela que é, provavelmente, a maior travessia de forma contínua em Prancha à Vela, estimada em cerca de 12 horas no mar.

O velejador olímpico esclareceu todas as dúvidas sobre o projecto. “A travessia culmina com as comemorações dos 40 anos da 1.ª Reserva Natural em Portugal e dos meus 40 anos. Só me falta mesmo ligar o Funchal  às Ilhas Selvagens, um percurso de cerca de 300 quilómetros em linha recta. Tinha esta ideia há muitos anos e nunca tive a noção que seria possível até surgir a classe RSx”, acrescentou.

O atleta tenta assim concretizar um velho sonho com esta inédita viagem onde “tudo está dependente das condições climatéricas, estimando-se que a ligação dure umas 12 horas e com ‘deadline’ até ao dia 2 de Maio, já que no dia 4 arranco para o evento teste para os Jogos Olímpicos”. A travessia implica toda uma “pesada” logística mas João Rodrigues explica que “não acarreta quaisquer custos adicionais para o Parque Natural da Madeira”, acrescentando que “vou ser acompanhado durante todo o percurso, por um barco de patrulha da marinha e por um grupo de rendição do próprio parque”.

Por:jornal da Madeira


Sem comentários:

Enviar um comentário