sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eco Slim - Catamarã Ecológico

Barcelona acolhe o maior catamarã ecológico da Europa

 

 

 

Embarcação tem capacidade para transportar 150 passageiros

Uma família de Arenys de Mar, em Barcelona (Espanha), decidiu construir um barco que tivesse custos limitados e que pudesse abrir-se a novos mercados – uma forma de fazer frente à crise. O resultado é um catamarã propulsado com energias renováveis e com a capacidade de transportar 150 passageiros, concebendo-se como o maior da Europa.

A embarcação ecológica – Eco Slim – não se limita à navegação fluvial, como a maioria delas, mas sim ao turismo. O modelo recente já zarpou ontem pela primeira vez pela costa de Arenys de Mar e será possível vê-lo durante a semana santa na marinha de Barcelona.



O Eco Slim é capaz de alcançar de oito nós de velocidade – o equivalente a oito milhas náuticas por hora –, graças ao seu design eficiente que permitiu reduzir para metade o seu peso. Este projecto deve-se ao esforço de um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Catalunha (UPC), cuja estrutura reduz a 20 por cento a resistência hidrodinâmica por ser construída mediante um sistema de infusão a vácuo, que é usado pela primeira vez em Espanha.

A UPC regula as fontes de energia que alimentam o catamarã, impulsionado por painéis solares, turbinas eólicas e pilhas de hidrogénio. Tem uma autonomia de quatro horas. Segundo um dos investigadores, Ricard Boch, disse a um diário espanhol, “um barco equivalente necessitaria de um motor a diesel quatro vezes maior”. O Ministério da Ciência e Inovação espanhol financiará 75 por cento do projecto que ascende a um milhão de euros.

 por: Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário