sábado, 26 de março de 2011

Kruzenchtern

Em 1 de Abril o veleiro Kruzenchtern zarpará para primeira navegação como navio-escola

 

No dia 1 de abril o lendário veleiro russo “Kruzenschtern” vai zarpar para a sua primeira navegação na qualidade de navio-escola. A barca irá até a cidade portuária espanhola Vigo, situada no litoral do Atlântico. No caminho de volta vai entrar no porto alemão de Bremens Häfen, em cujo estaleiro Teklenborg ele foi construído há 85 anos. No outro porto alemão, - Lubeck,- o veleiro russo vai comemorar juntamente com “colegas”, - os veleiros de muitos outros países, - o centenário da barca “Passat”. Mas esta ultima foi transformada ainda em 1960 em museu e ficou num ancoradouro eterno, enquanto que o seu “confrade” Kruzenschtern continua a sulcar mares e oceanos, servindo na qualidade de uma academia flutuante para os futuros marinheiros.
por:Voz da Russia 


03-04-2011

Hoje, 2 de abril, o veleiro-escola russo “Krusenstern” zarpou para a primeira travessia da temporada. A cerimônia de despedida foi realizada no porto de Svetli, no entorno de Kaliningrado. Durante o novo percurso, esse bonitão de quatro mastros comemorará seu 85º aniversário. Um dos mais veleiros mais veteranos do mundo continua sulcando audazmente as vastidões de mares e oceanos. Sua longevidade é um mérito dos marinheiros e pessoal de consertos navais os quais preparam muito rigorosamente o “Krusenstern” para cada percurso. Nosso barco-escola tem a reputação de navio muito seguro com umas performances de navegação de primeira classe – diz o capitão Mikhail Novikov. E continua:
A prova mais concludente de que o barco se encontra em ótimo estado físico é o fato de ter justamente o “Krusenstern” realizado duas voltas ao redor do mundo. Embora tenhamos no nosso país mais quatro veleiros grandes, foi precisamente ele que foi enviado para realizar uma expedição transatlântica.
Em 1995-1996, a volta ao redor do mundo realizada pelo “Krusenstern” em comemoração do 300º aniversário da Marinha de Guerra russa deu uma fama mundial a esse barco. Então, o veleiro cobriu em 308 dias 39 mil milhas marítimas. O segundo périplo mundial foi em 2005-2006, realizando em 2009-2010 o lendário “Krusenstern” uma expedição transatlântica internacional em comemoração do 65º aniversário da Vitória da Segunda Guerra Mundial. O historial desse barco russo apresenta numerosas vitórias alcançadas em corridas e regatas de primeira classe.
Este ano, os tripulantes poderão conhecer umas cidadews portuárias europeias. Primeiro, o barco chegará até o porto espanhol de Vigo, no litoral do Atlântico. Será o ponto mais distante da travessia. A caminho de volta, visitará a cidade alemã de Bremerhaven em cujos estaleiros esse veleiro havia sido construído. Depois, rumará para o famoso porto de Hamburgo exatamente durante as pomposas celebrações do aniversário dessa cidade. E no porto alemão de Lubeck deverá o “Krusenstern” participar das soleninidades que serão organizadas por ocasião do centésimo aniversário de um “colega” seu: o barco veleiro “Passat” de quatro mastros, que desde 1960 serve de museu e foi lá ancorado até o fim dos seus dias.
A próxima travessia do “Krusenstern” durará 75 dias dos quais percorrerá a maior parte velejando. Nesse período farão estágio a seu bordo 112 cadetes de diversas escolas de navegação da Rússia. Como sempre em tais casos, farão o serviço de plantão, rasparão a coberta e treparão num mastro de 60 metros de altura. A propósito, apesar da arraigada crendice de que em um navio não pode haver lugar para mulheres, tem umas jovens entre os cadetes. Agora, já não há obstáculos para o sexo feminino escolher livremente uma profissão marítima.
O retorno do “Krusenstern” para Kaliningrado” está previsto para 17 de maio.

por:Voz da Russia

Sem comentários:

Enviar um comentário