terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tecnologia a vela

                     Tecnologia a vela: Veleiro tem 21 computadores a bordo

        

Construído para um magnata do Vale do Silício, o veleiro Ethereal tem navegação automática, janelas inteligentes e 21 computadores. O americano Bill Joy é um dos fundadores da Sun Microsystems, empresa que fabrica computadores de grande porte e teve papel central na explosão da internet – nos primórdios da web, quase todos os sites utilizavam equipamentos da Sun.
 Por isso, quando o multibilionário Joy decidiu projetar um veleiro, era natural que a embarcação tivesse ênfase na tecnologia. O resultado é o Ethereal, uma embarcação de 58 metros e US$ 50 milhões que foi construída pelo estaleiro holandês Royal Huisman e tem várias características que se diferenciam dos veleiros tradicionais. A começar pela própria navegação.
Num veleiro convencional, são necessárias pelo menos duas pessoas, uma delas relativamente forte, para a tarefa de içar e controlar as velas. No Ethereal, não é assim. Ele possui um sistema hidráulico que levanta e abaixa as velas sem nenhuma força - basta apertar um botão. Também não é preciso se preocupar com os caprichos da natureza, pois o Ethereal possui um piloto automático que se encarrega de ajustar as velas conforme a intensidade e a direção do vento – é só digitar as coordenadas de destino e o computador de bordo faz o resto.
Na falta de vento, entra em ação um sistema de propulsão híbrida, que inclui dois motores a diesel, com 800 cv de potência cada um, e um motor elétrico de 300 kW, alimentado por baterias de lítio. Tudo isso é o suficiente para levar o veleiro à velocidade de 17 nós, deixando Joy e seus convidados à vontade para aproveitar as acomodações do Ethereal - que comporta até dez passageiros confortavelmente acomodados em cinco cabines.



Foto: Divulgação
A decoração do veleiro, projetada pelo holandês Pieter Beeldsnijder, faz extenso uso de mogno
Cada uma delas tem seu próprio computador touchscreen, com acesso à internet e telefone via satélite. Ao todo, o Ethereal tem 21 computadores de bordo – do ar-condicionado à iluminação das cabines, que fica a cargo de LEDs. Tudo é controlado digitalmente.
As janelas são feitas de uma resina inteligente, que clareia ou escurece conforme a luminosidade externa, e a parte interna do veleiro, que também conta com uma grande área de estar e até uma sala de música com piano, se destaca pelo padrão impecável, com acabamento em mogno e decoração projetada pelo designer holandês Pieter Beeldsnijder.
Além disso, o Ethereal deve ganhar um upgrade – a Royal Huisman já estuda trocar seus motores a diesel por propulsores movidos a hidrogênio, combustível 100% limpo e abundante (é extraído da água), considerado a grande solução para os veículos do futuro. O sonho da indústria automobilística e de parte dos ambientalistas é que, daqui a 20 ou 30 anos, todos os carros sejam movidos a hidrogênio. Quando isso acontecer, o Ethereal já estará lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário