quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Um Grande mal entendido

'Titanic' afundou-se por mal-entendido 

Afinal, o 'Titanic' não se afundou por o icebergue ter sido avistado tarde demais, mas sim porque um dos subordinados interpretou mal a ordem do comandante e virou o navio na direção errada. 
O acidente do navio, em 1912, matou 1.517 pessoas 

Até agora, a razão sempre apresentada para o afundamento do 'Titanic', em 1912, sempre foi a de que o icebergue tinha sido avistado tarde demais e não houve tempo de desviar o seu rumo, acabando o navio por embater na enorme massa de gelo escondida pela noite.
A escritora Louise Patten tem 56 anos e é neta de Charles Lightoller, um dos oficiais que estava de serviço ao navio e sobreviveu.
Apesar de não ter conhecido o avô, uma vez que este morreu antes dela nascer, a sua avó contou-lhe aquela que será a verdadeira história do fim trágico do 'Titanic'. História que ela conta agora, no seu livro "Good as Gold" e da qual consta que o acidente que matou 1.517 pessoas decorreu de um erro de interpretação da ordem dada pelo comandante e um dos subordinados, Robert Hitchins.
Confusão entre dois "códigos"

Tudo isto porque, na altura, estar-se-ia numa fase de transição da vela para a navegação a vapor e a condução era diferente.
Na condução à vela, com leme manual, como ainda hoje acontece, quando se quer direcionar o barco para um lado vira-se o comando para o lado contrário. Na transição para a navegação dos barcos a vapor isso deixou de acontecer, passando a condução a ser feita tal como acontece hoje num qualquer automóvel, virando o volante para o lado desejado. 

Como muitos dos oficiais que estavam no 'Titanic' tinham anteriormente trabalhado em barcos à vela, os dois "códigos de navegação" colidiam. O que terá acontecido com Robert Hitchins.
Quando o comandante William Murdoch avistou o icebergue, ainda o 'Titanic' estava a cerca de dois quilómetros do bloco de gelo, deu ordem de virar a estibordo. Baralhando as regras e esquecendo-se de que estava num navio de última geração, Robert Hitchins acabou por virar a roda do leme para a direita, raciocinando à maneira antiga.
Apercebeu-se do seu erro pouco depois, mas o mal estava feito: quando o tentou corrigir, perante a velocidade de deslocação do 'Titanic', já era tarde de mais.
O navio inafundável que afundou

Na altura, acreditava-se que o 'Titanic' era inafundável, pelo que Bruce Ismay, presidente da White Star Line, empresa proprietária do navio, convenceu o capitão a não parar.
Isso justifica não só os estragos no casco quebrado do navio mas também o facto de se ter afundado num período de tempo muito mais curto do que seria de esperar.
Segredo mantido

Charles Lightoller, o avô da autora de "Good as Gold", manteve sempre o segredo durante e depois as investigações, com medo das consequências.
Na II Guerra Mundial, Charles Lightoller foi considerado um herói pelo seu papel na evacuação de Dunquerque . Morreu em 1952, mas para que ele não perdesse esse estatuto a família nunca revelou o seu segredo. Até agora.

fonte Expresso

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