segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Transat 6.5 La Charente-Maritime/Salvador da Baia

A Regata Transat 6.5 La Charente-Maritime/Salvador da Baía, com passagem pelo Funchal, tem início no pxóximo dia 25 Setembro


A 32.ª edição da Regata Transat 6.5 tem início no próximo dia 25 na região francesa de Charente Maritime com os primeiros velejadores a chegarem ao Funchal no dia 1 de Outubro, depois de cumprirem 1.100 milhas náuticas. No dia 13 de Outubro partem rumo a Salvador da Baía, no Brasil, para cumprir 3.100 milhas que devem ser feitas até início de Novembro. São 80 os velejadores solitários, de 15 países, que vão aventurar-se nesta edição de 2011, sendo que 47 fazem a regata em embarcações de série e os restantes 33 em protótipos.

Na apresentação deste evento que decorreu ontem, a presidente do Clube Naval do Funchal sublinhou que organizar pela terceira vez consecutiva a Regata Transat 6.5 “é um grande desafio principalmente devido à actual conjuntura económica”. Para a sua concretização Mafalda Freitas destacou os apoios do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal do Funchal, da Direcção Regional de Turismo e da Associação de Promoção da Madeira bem como de outras instituições e patrocinadores e dos nautas que cedem os seus lugares para os concorrentes da regata amarrarem os seus veleiros na Marina do Funchal.

Os 80 velejadores partem de La Charente-Maritime no próximo dia 25  para a 1.ª etapa rumo ao Funchal onde está previsto que os primeiros velejadores cheguem no dia 1 de Outubro, ficando todas as embarcações na Marina do Funchal local onde será montado a Village e decorrerá diversos eventos, como seja visitas e exposições dos trabalhos realizados por jovens de diversas escolas, durante as duas semanas em que os velejadores estarão na Madeira. A 2.ª etapa, com partida no dia 13 Outubro, leva os solitários velejadores até Salvador da Baía prevendo-se que os primeiros cheguem no fim de Outubro/início de Novembro.

Tendo presente que é aposta do Clube Naval e da Câmara do Funchal  incrementar o turismo náutico e manter a Madeira na rota das regatas internacionais, diversas entidades vão aproveitar para promover a Região, nomeadamente na Village em La Rochelle. A edilidade vai divulgar o destino Funchal como turismo de natureza e principalmente de mar, além de que diariamente na “Hora da Madeira” será dado a provar Vinho Madeira e produtos da fábrica de mel de cana do Ribeiro Seco e da empresa JP Faria.

Por:Jornal da Madeira

Siga online a regata http://tracking.transat650.net/carte/etape-1.html

Sem comentários:

Enviar um comentário