quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia Mundial dos Oceanos


Hoje comemora-se o Dia Mundial dos Oceanos

 

Em 2008, as Nações Unidas declararam o dia 8 de Junho como Dia Mundial dos Oceanos. Esta celebração anual tem como objectivo alertar a população mundial para a importância dos oceanos e para a sua protecção.

Os oceanos são responsáveis pelo controlo do clima e pelo fornecimento de 70% do oxigénio que respiramos. São uma fonte de alimentos, medicamentos, recursos minerais e de energia. Desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico do planeta e influenciaram ao longo da história a vida e cultura do Homem.
Na Conferência do Rio, que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro, foi escolhido o dia 8 de Junho para a celebração anual dos oceanos. Em 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 8 de Junho como Dia Mundial dos Oceanos.
Este ano, Ban Ki-moon , secretário-geral da ONU deixa a mensagem: “O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para reflectir a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável da humanidade. É também um período para reconhecer os vários desafios relacionados com os oceanos.”
Para celebrar esta data será inaugurada hoje, na escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, a exposição de fotografia “Um Regresso ao Futuro”. Esta exposição está inserida na Semana Europeia do Peixe de 2011. Pretende dar a conhecer a evolução das pescas nos mares europeus, no momento em que se encontra em debate a reforma da Política Comum das Pescas.

Isabel Palma (08-06-11)

Sem comentários:

Enviar um comentário