domingo, 26 de junho de 2011

Barcos à vela

Os Barcos à Vela

Os barcos foram inventados há cerca de 5000 anos, com o objectivo de transportar pessoas e mercadorias a locais longínquos. Primeiro, surgiu o barco à vela que recorria à força do vento para se locomover. A partir daqui a procura e construção de melhores modelos nunca mais parou.


Para além do desenvolvimento técnico das embarcações, também os marinheiros foram melhorando a sua capacidade de reconhecerem as direcções do vento, e, assim, organizarem o melhor trajecto a adoptar para chegarem ao destino. E assim surgiu a Rosa dos Ventos.

Na época dos descobrimentos a navegação era feita pela observação das estrelas. A única dificuldade é que não era possível navegar contra o vento, por isso tiveram que desenvolver outra capacidade: o conhecimento das correntes marítimas. O certo é que foram os barcos que permitiram descobrir novos povos, culturas e realidades.

Hoje, já há barcos de todas as maneiras, feitios e para os mais diversos fins: transporte de mercadorias, para diversão (cruzeiros) e até para habitação. Inclusivamente, os barcos à vela actuais têm a vantagem de terem um motor agregado. Este só é accionado quando não há correntes de ar ou quando é necessário fazer manobras específicas, em que se tem de domar o vento. Quando o vento é muito forte, tem de se procurar a posição adequada da vela para traçar os movimentos em zigue zague e seguir em frente.

Também, actualmente, estes barcos destinam-sea ao lazer ou ao desporto de competição. Os Monotipos servem para competição com iates. Já os Laser e os Catamarãs são perfeitos para passeios relaxantes no mar. Os veleiros de oceano são barcos maiores e mais potentes, porque destinam-se a transportar uma tripulação em alto mar .

Por:Solange Sousa Mendes


Sem comentários:

Enviar um comentário