sábado, 21 de maio de 2011

Nivel dos Oceanos

Mar engole Poomarichan e Villanguchalli duas ilhas do Pacífico


Duas ilhas localizadas no Pacífico desapareceram do mapa e já não podem ser vistas através das imagens de satélite. Não há consenso sobre as razões da imersão de Poomarichan e Villanguchalli. E há casos de ilhas que são engolidas pelo mar e, mais tarde, emergem.
Imergiram. Eram pedaços de terra, são agora fundo de oceano. Poomarichan e Villanguchalli, duas ilhas do Pacífico, podem ter sido vítimas do degelo e do aumento do nível do mar, mas, segundo defendem os investigadores, esse cenário é pouco credível.
Este fenómeno provocado pelo Homem, em virtude do aquecimento global, não está a afetar de forma significativa aquela região. E a subida das águas não seria suficiente, por si só, para retirar do mapa, de forma tão célere, aquelas ilhas.

Poomarichan e Villanguchalli estavam cerca de quatro metros acima do nível das marés, pelo que a teoria de Simin Holgate, investigador oceanográfico de um laboratório em Liverpool, é mais provável.
Segundo Holgate, trata-se de um fenómeno que não é único. Pelo contrário: verifica-se com grande frequência na zona do Pacífico, onde o mar engole ilhas, mas não de forma definitiva. Há exemplos de arquipélagos que desapareceram e voltaram a reaparecer.

Um dos casos mais conhecidos é Lohachara: imergiu, na década de 80, mas regressou das profundezas em 2003. Esta ilha chegou a acolher mais de seis mil pessoas, até que foi ao fundo, assim como Suparibhanga, ali ao lado. Dois terços de outra ilha povoada, Ghoramara, foram igualmente conquistadas pelo mar.

Além de Lohachara, existem ainda os casos de Bedford e Kabasgadi, cujo fenómeno se verificou, ainda que estas continuem em descanso, no silêncio das águas.

Por:Ciberjunta

Sem comentários:

Enviar um comentário