quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aurora Canessa

Argentina de 66 anos atravessará o Atlântico sozinha, rumo a Cascais

 

A velejadora argentina Aurora Canessa, de 66 anos, embarcou nesta segunda-feira em uma travessia solitária pelo oceano Atlântico. Ela partiu da ilha caribenha de St. Maarten com destino a Cascais, em Portugal. A viagem terá 6.500 quilômetros e deve terminar em dois meses. "Estou emocionada e digo a mim mesma que na minha idade ainda podemos fazer muitas outras coisas", disse Canessa, por telefone, à BBC Brasil.

Canessa vivia coma pescadora em lancha nos anos 1980, na Argentina, quando se divorciou. Pouco tempo depois, em 1992, já com um pequeno veleiro, velejou até as Ilhas Malvinas (Falklands para os ingleses) com um grupo de profissionais. Em 2005, ganhou uma competição no Rio da Prata, entre Argentina e Uruguai. "Estou fascinada com os desafios que enfrentei e com este novo que começa agora".

Ela conta que sua maior preocupação será como administrar o sono - especialmente durante a noite na travessia pelo oceano Atlântico. "Comprei um despertador, como os de cozinha, que vou colocar para despertar a cada vinte minutos", disse. Seu temor é com os cruzeiros e outros navios que podem aparecer no seu caminho na escuridão. "Mas estou muito animada e me preparei bem para esta viagem", disse.


A velejadora leva no barco legumes, frutas e verduras e algumas roupas. Ela fará uma escala em Bermudas e outra nas Ilhas Azores, onde o veleiro será revisado antes da parada final, no porto de Cascais. "Não conheço Cascais, mas vi na internet e achei um lindo lugar para desembarcar nesta minha linda viagem", afirmou.



Aurora Canessa partiu nesta segunda-feira no veleiro Shipping

Edição: Agora

 

Sem comentários:

Enviar um comentário