terça-feira, 19 de julho de 2011

Tall Ships Lisbon 2012

Veleiros: Associação procura jovens portugueses para serem tripulantes numa regata de verão

Uma associação portuguesa está a preparar uma regata de grandes veleiros, que irá atracar em Lisboa no próximo verão. As inscrições estão abertas e o único requisito para pertencer à tripulação é ser-se jovem.

Em julho de 2012, Lisboa vai ser um dos portos de uma regata internacional de grandes veleiros, que chegam à cidade graças ao trabalho diário de uma tripulação composta maioritariamente por jovens. Entre eles, estarão inexperientes “marinheiros” portugueses.

A associação sem fins lucrativos - que promoveu a recuperação do Creola, construiu as caravelas “Bartolomeu Dias”, “Boa Esperança” e “Vera Cruz” - abriu agora as inscrições para os jovens que queiram participar na aventura marítima.
“Qualquer jovem entre os 15 e os 25 anos pode embarcar, não precisa de ter experiência nem sequer de alguma vez ter posto os pés num barco”, contou à Lusa Marta Lobato, da Associação Portuguesa de Treino de Vela (APORVELA).



A principal missão da iniciativa é promover o treino de vela e mar junto dos jovens, oferecendo aos mais novos a oportunidade de fazer parte da tripulação de um grande veleiro.
A viagem começa no início de julho em França e termina em Dublin, um mês depois. A regata atracará em Lisboa a 19 de julho de 2012. No dia 22, os veleiros içam as velas e navegam rumo a Cadiz.

“A competição tem início em Saint Malo, em França, prosseguindo para Lisboa, Cádiz, Corunha e, por fim, Dublin. Os jovens podem fazer toda a viagem ou escolher apenas uma das etapas”, explicou Marta Lobato.
No mar, não existe dia ou noite para a tripulação. A equipa, organizada em turnos, trabalha incansavelmente para fazer o barco chegar a bom porto.

“Cada jovem, quando embarca, passa a fazer parte da tripulação: tem a responsabilidade de cozinhar, fazer a navegação, ir ao leme, fazer os quartos à noite e até lavar casas-de-banho. Fazem tudo o que é preciso para garantir que o barco chega ao próximo porto, o que é muito gratificante a nível pessoal e de responsabilidade”, exemplificou.


A organização promete que, em noites calmas, os jovens tripulantes podem mesmo ficar responsáveis pelo leme.
“The Tall Ships Races” são regatas organizadas todos os anos pela Sail Training International, que exige que pelo menos metade da tripulação seja jovem e que a bordo dos veleiros se fale várias línguas.
A última vez que Lisboa fez parte desta regata foi em 2006, ano em que recebeu 86 grandes veleiros, 6.237 tripulantes de 49 países. Entre eles, quatro mil eram jovens com menos de 26 anos.

Este ano, as inscrições para a participação dos grandes veleiros ainda estão a decorrer, mas Marta Lobato aponta para a presença de 80 embarcações.

Por:Correio do Minho

1 comentário:

  1. Como as autarquias desta margem ignoram estas iniciatival que não cabem na sua doutrina

    ResponderEliminar