terça-feira, 12 de julho de 2011

Golfinhos no Tejo

Grupo de Golfinhos avistado no Estuário do Tejo  

O conjunto de 8 animais foi visto no sábado de manhã desde uma embarcação de recreio em frente a Caxias, tendo-se a certa altura aproximado e nadado junto à proa do veleiro que se deslocava com o motor ligado.



Foi avistado no passado sábado um grupo de golfinhos-comuns, Delphinus delphis, no Estuário do Tejo. O conjunto de 8 animais foi visto ao longe às 09h05 pelos passageiros da embarcação Zavia, dirigida pelo skipper Vítor Novais Gonçalves, tendo-se aproximado do veleiro e nadado junto à proa enquanto o barco se deslocava com o motor ligado, em frente a Caxias.
O golfinho-comum é uma espécie oceânica com uma ampla distribuição mundial que inclui as zonas de águas temperadas e tropicais do oceano Atlântico. No Mar Negro a espécie pode ser encontrada tanto em mar alto como perto da costa, que frequenta durante associações sazonais ou quando se alimenta de pequenos peixes de águas pouco profundas como as anchovas.

Não se trata da primeira vez que esta espécie é observada no Tejo, havendo vários registos em vídeo no YouTube que o comprovam. Em Fevereiro de 2010 a espécie foi inclusive avistada mais para Norte, perto de Vila Franca de Xira, onde surpreendeu os pescadores.
Outra espécie que também tem sido vista nos últimos anos por quem viaja de barco no Tejo é o roaz-corvineiro, Tursiops truncatus, que terá sido comum entre 1940-1960, altura, em que, possivelmente terá havido uma população residente, à semelhança do que acontece actualmente no Sado, embora tal não seja consensual.
A observação de golfinhos no Tejo depois de um período de longos anos de ausência tem sido associada a uma melhoria da qualidade da água, que resultaria não só do encerramento ou deslocalização de fábricas como a Lisnave, mas também da entrada em funcionamento de várias Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), a mais recente das quais - a de Alcântara -  foi inaugurada no passado dia 22 de Janeiro.

Veja um registo em vídeo   http://www.youtube.com/watch?v=FOthBSNMfbc 

Filipa Alves - 11-07-11

Sem comentários:

Enviar um comentário